Em mundo como o atual onde os dados são o novo petróleo, ter acesso a todas essas informações é outro puro, não é mesmo?! No franchising odontológico, o geomarketing se torna um aliado essencial para evitar achismos na hora de abrir uma nova clínica.
Mas o que significa geomarketing? Como funciona na prática? Qual a relação do geomarketing com inteligência de mercado? Acompanhe a leitura e descubra o poder do geomarketing. Vem com a gente!
O que é geomarketing?
O geomarketing é uma estratégia que combina inteligência geográfica, dados socioeconômicos e análises demográficas para orientar decisões mais assertivas de negócio, principalmente relacionadas a localização e expansão.
No geomarketing, você tem acesso a informações é possível entender quais regiões concentram maior potencial de consumo, onde há mais circulação de pessoas, como está o posicionamento da concorrência, além de analisar níveis de renda, faixa etária predominante e características da população local.
Demais, não é?! Se você está pensando: ok, mas como o geomarketing funciona? Esse é o assunto que iremos abordar no próximo tópico. Vem com a gente:
Como funciona o geomarketing?
O geomarketing funciona como uma verdadeira bússola para quem quer empreender com mais segurança.
Por meio da análise de dados geográficos, demográficos e socioeconômicos, ele permite identificar quais regiões oferecem o maior potencial para uma nova unidade odontológica.
Na prática, o processo começa com a coleta de dados como densidade de renda, faixa etária da população, circulação diária de pessoas e presença da concorrência.
Essas informações são extraídas de bases confiáveis e, na Oral Unic, processadas pela nossa ferramenta exclusiva de inteligência de mercado, que classifica os municípios brasileiros em clusters com base em seu perfil de consumo, infraestrutura e dinâmica populacional.
Em seguida, vem a análise estratégica. Através de filtros como renda per capita, taxa de crescimento populacional e segmentação territorial, conseguimos avaliar com precisão onde há maior potencial de faturamento, menor concorrência direta e maior aderência ao nosso público-alvo.
Isso nos ajuda a indicar os melhores pontos comerciais, inclusive com validação de endereço para cada investidor interessado.
O resultado dessa combinação de dados é um direcionamento estratégico muito mais assertivo: ao invés de depender do "feeling" ou de achismos, utilizamos inteligência real para garantir que cada nova clínica Oral Unic comece no lugar certo com alto potencial de retorno desde o primeiro dia de operação.
Já adiantamos alguns benefícios do geomarketing, mas no próximo tópico vamos nos aprofundar nas vantagens que essa estratégia oferece, especialmente para quem quer investir com mais segurança e precisão. Continue a leitura!
Benefícios do geomarketing
Utilizar o geomarketing como parte do processo de expansão de uma franquia odontológica é como ter um GPS estratégico apontando para o sucesso.
Ao cruzar dados de localização com informações demográficas e de mercado, essa inteligência traz uma série de vantagens para quem busca investir com segurança. Veja os principais benefícios:
Segmentação mais precisa
Com o geomarketing, é possível direcionar estratégias para públicos altamente qualificados, entendendo onde estão os pacientes ideais com base em renda, idade, perfil de consumo e hábitos de saúde.
Compreensão real do público-alvo
Mais do que saber "onde abrir", o geomarketing ajuda a entender quem mora em determinada região e o que essas pessoas valorizam, facilitando decisões sobre estrutura, portfólio de serviços e campanhas de marketing.
Identificação de oportunidades de crescimento
A análise territorial permite identificar cidades e bairros com grande potencial de consumo e baixa concorrência direta, favorecendo uma expansão mais inteligente e com maiores chances de sucesso.
Mapeamento da concorrência
Você sabe quantas clínicas odontológicas atuam na sua região? O geomarketing oferece essa visão clara e detalhada, ajudando a planejar diferenciais competitivos desde o início.
Levantamento de fluxo e poder de consumo
Através de dados atualizados, é possível avaliar o volume de circulação diária, a densidade populacional e o ticket médio por região, indicadores essenciais para prever o potencial de faturamento.
Validação de ponto comercial com embasamento
Nada de escolher ponto com base em achismo: aqui, na Oral Unic, cruzamos os dados do geomarketing com a nossa inteligência de mercado para validar os melhores endereços para cada nova clínica.
Tomada de decisão mais segura e estratégica
Com todos esses dados em mãos, o investidor reduz riscos, acelera resultados e começa sua jornada com muito mais clareza sobre onde e como atuar.
Conheça a inteligência de mercado da Oral Unic
Você sabia que a escolha do ponto comercial pode ser um fator fundamental para o sucesso da sua clínica? Como dissemos anteriormente, não podemos nos prender em achismos, aqui na Oral Unic utilizamos várias ferramentas para tornar a sua decisão segura e estratégica.
Nós analisamos dados demográficos para entender qual é o melhor local para instalação da sua clínica. Com os dados, conseguimos analisar a circulação de pessoas na região, renda média, posicionamento dos concorrentes, circulação e potencial de consumo.
Aqui, na Oral Unic, você tem tudo para começar bem com localização estratégica, modelo de negócio testado e suporte completo para a operação da sua clínica.
Se você deseja conhecer melhor sobre a ferramenta de geomarketing da Oral Unic, clique aqui para conversar com um de nossos consultores!